Casa H / Estudio 1415

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Janela
© Leonardo Méndez

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, VigaCasa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa H / Estudio 1415 - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, FachadaCasa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa H / Estudio 1415 - Mais Imagens+ 28

Cambyretá, Paraguai
  • Arquitetos: Estudio 1415
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Méndez
  • Arquitetos Repsonsáveis: Roman Wieczorko, Gessica Gneiting
  • Cidade: Cambyretá
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Viga
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no distrito de Cambyretá, sul do Paraguai, a casa está localizada em um terreno irregular dentro de uma área urbana predominantemente residencial.

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leonardo Méndez

Os habitantes, um casal com um filho em busca de uma casa prática e funcional possivelmente distribuída por 2 pisos (térreo e piso superior) com um programa regular; área social integrada, área íntima com 3 quartos e os serviços correspondentes.

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Leonardo Méndez
Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Méndez

As dimensões do lote, superiores em dimensão às convencionais, permitiram refletir sobre o desenvolvimento da casa num só piso, ligando os diferentes espaços ao quintal e permitindo uma interação que transcende o visual, integrando plenamente o interior com o exterior.

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Leonardo Méndez

O projeto estrutura-se longitudinalmente em relação ao terreno, com os ambientes principais voltados ao norte, o que permite, através das galerias, regular a incidência solar, contribuindo para o conforto térmico no interior, somado a isso, a capacidade de gerar ventilação natural cruzando os dois pátios.

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Corrimão, Terraço, Pátio
© Leonardo Méndez
Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Viga
© Leonardo Méndez

A casa está dividida em dois grandes blocos nos quais os espaços sociais se resolvem em frente ao lote, reforçando a ligação com o espaço público. A área da churrasqueira de dimensões modestas tem capacidade para integrar a garagem e o setor de deck externo, formando um macro espaço para eventos pontuais de maior magnitude. O setor íntimo está localizado na parte traseira do terreno, o que permite gerar isolamento acústico em relação à frente e à rua, alcançando maior conforto psicológico.

Casa H / Estudio 1415 - Imagem 31 de 33
Casa dos cachorros
Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
© Leonardo Méndez

As coberturas metálicas são invertidas em direção ao centro da casa permitindo a entrada de iluminação natural de cima. A calha de concreto recebe a água da chuva e a distribui para diferentes registros, acumulando-a em um reservatório inferior que permite seu reaproveitamento nas atividades de manutenção e limpeza.

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Méndez
Casa H / Estudio 1415 - Imagem 24 de 33
Planta baixa
Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leonardo Méndez

As paredes dos contêineres da casa são compostas por uma alvenaria de tijolo de corda comum, um núcleo de poliestireno expandido e um forro do mesmo tijolo, proporcionando maior inércia térmica no interior e reduzindo a manutenção no exterior. As galerias fazem parte de uma estrutura de concreto visível que, por sua vez, liga toda a casa e incorpora a calha. A madeira é utilizada como cercamento nas entradas principais e como elemento para regular a entrada de luz nos quartos.

Casa H / Estudio 1415 - Fotografia de Exterior, Orla, Janela
© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa H / Estudio 1415" [Vivienda H / Estudio 1415] 05 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984792/casa-h-estudio-1415> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.